terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Vinhedo "aquece as turbinas" para as Eleições 2010

A política de Vinhedo 'estreia' em 2010 com as turbinas já ligadas para as eleições que acontecerão no mês de outubro. Estrategicamente importante, a cidade deverá servir de palco, a partir dos próximos dias, para verdadeiros desfiles de postulantes às câmaras federais e estaduais que, em outras épocas, sequer lembram-se da localização da 'Terra da Uva'.
.
Ainda que faltem alguns meses para o pleito, determinados posicionamentos individuais e coletivos da política vinhedense, em relação às eleições, começam a se descortinar.
.
O sociólogo Rodrigo Paixão, do PSOL, foi o primeiro a anunciar a pré-candidatura. Falta definir se concorrerá ao Congresso ou à Assembleia. Ex-suplente de vereador, Paixão despontou em 2008 como uma das maiores votações majoritárias de seu partido em todo o Brasil.
.
Nos bastidores, outros medalhões da política local ainda tentam, junto aos seus partidos, lançar candidatura. O Blog apurou, junto a correligionários, que Marcos Ferraz nutre o sonho de concorrer à Assembleia.
.
"JOVEM" PLEITEOU CANDIDATURA
Segundo informações privilegiadas obtidas pelo Café com Política, o 'popular' Jovem, da Capela, pleiteou junto ao seu grupo a candidatura para deputado estadual, sendo, porém, desmotivado para tal. Jovem concorreu às eleições municipais de 2008 pelo grupo do ex-prefeito Kalu Donato.
.
COLIGAÇÕES 'QUEBRARÃO' ALIANÇAS LOCAIS
O fato é que, como em todas as eleições de âmbito nacional, as alianças municipais, em muitos casos, estarão comprometidas pelas coligações partidárias. O apoio irrestrito do prefeito Serafim ao grupo de Campos Machado, por exemplo, não impede que o presidente da Câmara, vereador Cidinho, traga para a cidade uma candidatura alternativa dentro do próprio PTB.
.
Aliás, tal possibilidade foi aventada em recente reunião da agremiação, em Vinhedo, irritando ainda mais o 'patrão'. Isto porque, apesar das tentativas em torno da unificação do apoio do grupo governista, um dos "pesos pesados" do Executivo, o PSB, de Toninho Falsarella e Adriano Corazzari, apoiará Jonas Donizete.
.
Pelas bandas da "oposição", a situação parece mais calma. Aline Corrêa, que aumentou a frequência de visitas à cidade nos últimos meses, receberá o apoio de Marta Leão e de grande parte do grupo de Kalu Donato. O ex-presidente da Câmara, Carlinhos Paffaro (PR), bem que tentou lançar seu nome, mas a pouca aceitação dentro do próprio time o fez desistir precocemente de candidatar.
.
Dois partidos que ainda têm situações bastante nebulosas em relação à definição que tomarão são PSDB e o PV. O primeiro, mesmo rachado entre os grupos de Gil Lorenzon e Dario Pacheco, deverá fechar o apoio tradional a Célia Leão (também muito bem vista dentro da Prefeitura). O segundo, de Jaime Cruz, ainda 'flutua' ao sabor de uma futura indicação de seu presidente nacional, Penna. A demora, em grande parte, se deve à escassez de nomes fortes da legenda para lançar às eleições.
.
PALANQUE
As eleições deverão ser o "grande tema" da Festa da Uva 2010. Quer apostar?

Nenhum comentário: