segunda-feira, 17 de novembro de 2008

"Pauta quente"


A sessão de amanhã da Câmara de Vinhedo, ao contrário dos últimos encontros, está com uma pauta extensa. Serão votadas 49 propostas de emenda à Lei Orgânica, além de 5 projetos de Decreto Legislativo e um projeto de resolução.
Dentre as matérias, estão duas propostas de alteração à Lei Orgânica, que deverão causar polêmica. Com o intuito de “revogar o parágrafo único e incisos do artigo 14”, que estabelecem o número de vereadores na cidade, as propostas precisariam de ‘maioria qualificada’ (sete vereadores) para aprovação.
O que ocorre, entretanto, é que há um grupo que vem trabalhando nos bastidores do Parlamento para “sufocar” tais propostas, já que a Lei Orgânica do município estabelece o número de 17 parlamentares, e, neste cenário, diversos candidatos derrotados nas eleições de outubro garantiriam sua vaga.
Trata-se de um caso complexo, uma vez que o cartório eleitoral precisaria refazer o cálculo de coeficiente eleitoral, desta vez, baseando-se em 17 vagas (e não em 10). Com isto, entrariam: Claudete Palaro (PP), Paulino Pires (PR), Cidinha (PPS), Sônia Iodes (PT), Cássio Capovilla (PV), Mariano Tola (PTB) e Kátia Tramontano (PT).
A assessoria da Câmara já confirmou, através de pauta enviada, que as propostas de emenda serão votadas na reunião de amanhã. Deverão votar contra: Kátia, Paulino, Gil Lorenzon, Sônia Iodes, Cássio Capovilla e Izael Viel, além do presidente Carlinhos Paffaro, em caso de empate. Com isto, a possibilidade de a cidade ter 17 vereadores ano que vem continuará a ser “gestada” nos bastidores políticos.

Nenhum comentário: