As duas manifestações populares já ocorridas em Vinhedo no ano de 2009 servem apenas para evidenciar o que a maioria da comunidade local já percebeu: as falhas gritantes deste início de administração do prefeito Serafim (PTB) concentram-se na segurança e na cultura (ou falta delas, até o momento).
Na tarde desta terça-feira, centenas de comerciantes compareceram à Praça Sant'Anna, onde reivindicaram maior segurança. Tem, na manifestação, o respaldo dos números, já que o índice de roubos na cidade vem numa crescente, sem que a Prefeitura, entidade à qual a Secretaria de Segurança é acoplada, tome qualquer atitude enérgica.
Os comerciantes não se intimidaram, pegaram o microfone e cobraram o Estado, a Prefeitura, a Câmara e até a própria população, numa clara demonstração de desespero e medo, deixando evidente, também, que não há qualquer resquício político que manche o ato. O vereador Júnior Vendemiatti (PPS), que compareceu em algumas reuniões do Conseg e chegou a ser um dos defensores da bandeira da segurança, sequer deu as caras.
Agora, está na mão do prefeito. Ou ele afasta de vez o Toninho Falsarella, o 'cachorro que caiu da mudança', mais perdido impossível, e dá cartas brancas ao Mariano Tola para o mesmo botar a favor da população todo seu conhecimento e experiência, ou mantém sua vaidade em não querer admitir que errou em uma indicação, remetendo à população a fatura por esta teimosia, que se traduz nos roubos, furtos e no arrojo dos bandidos que, sem qualquer resistência estratégica e enérgica, vêm fazendo a festa em Vinhedo.